Título: Líder se beneficiará de divisão da oposição
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/06/2007, Internacional, p. 0

Entrevista

George Jones: analista da London School of Economics

Após dez anos de governo Blair, que tipo de mudanças podemos esperar de Gordon Brown?

O governo Brown será a continuação do governo Blair. Eles foram parceiros durante uma década. Brown foi seu ministro das Finanças e liderou as reformas no Partido Trabalhista. Ele é responsável por todas as políticas do antigo governo, portanto não irá rejeitá-las.

Mas ele certamente dará sua cara ao novo governo.

Brown se aproveitará do fato de vários ministros de Blair terem decidido deixar seus cargos. Com isso, ele poderá apresentar um gabinete renovado e rebater as críticas da oposição de que seu governo é igual ao de Blair. Além disso, Brown é mais aberto e menos partidário. Ele deve incluir ministros do Partido Liberal Democrata.

Blair ficou conhecido por ser extremamente centralizador. Brown deve mudar esse estilo de governo?

Brown adotou o discurso de descentralização. Como ministro, no entanto, ele centralizou todas as decisões. Será difícil para ele mudar, como é difícil para o leopardo trocar suas manchas.

Brown tem força para igualar-se ao governo Blair?

Blair manteve-se no poder durante uma década, o que é sem precedentes. Mas Brown terá pela frente uma oposição conservadora dividida e enfraquecida. Ela não se renovou e isso deve prejudicá-la em 2009.

As relações externas também serão prioridade para Brown?

Certamente. Brown tem experiência em negociações internacionais. Na cúpula da UE nos dias 21 e 22, ele trabalhou ao lado de Blair para chegar a um consenso sobre o novo tratado.