Título: Premiê tem mais credibilidade e menos carisma que Blair
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/06/2007, Internacional, p. 0

Precoce, o escocês Gordon Brown começou a buscar votos para os trabalhistas aos 12 anos, entrou na faculdade aos 16 e foi eleito reitor da Universidade de Edimburgo aos 21. Sua carreira política teve início em 1983, quando entrou na Câmara dos Comuns. Ele dividia seu gabinete com o ex-premiê Tony Blair, que ingressou no Parlamento no mesmo ano.

Há relatos de que, em 1994, Brown concordou em apoiar a candidatura de Blair para a liderança do Partido Trabalhista, desde que , num determinado momento, ele renunciasse para indicá-lo como sucessor.

Considerado fechado e enigmático, Brown é criticado por não ter o carisma de Blair, mas elogiado por ter mais credibilidade que seu antecessor. Nas últimas semanas, ganhou apoio do eleitorado a ponto de uma pesquisa mostrar que 40% dos britânicos acreditavam que ele seria um bom premiê, em comparação aos 22% do conservador David Cameron.

Aos 56 anos, Brown foi o ministro das Finanças que mais tempo ficou no cargo: dez anos. Logo que assumiu, decretou a independência do Banco da Inglaterra, que passou a atuar sem interferência do governo. Casado, ele tem dois filhos com sua mulher, Sarah.