Título: Brown sai da sombra para o poder
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/06/2007, Internacional, p. 0

Gordon Brown assumiu ontem como o novo primeiro-ministro da Grã-Bretanha, após ficar durante uma década na sombra Tony Blair. 'Darei o melhor de mim', afirmou Brown num breve discurso na frente da residência oficial de Downing Street, 10.

Brown, que durante dez anos ocupou o cargo de ministro das Finanças, terá a dura tarefa de manter as políticas implementadas por ele e Blair, ao mesmo tempo que tenta dar uma cara nova ao governo. Um dos seus maiores desafios será o que fazer com as tropas britânicas no Iraque. Em seu discurso de posse, o premiê não fez menção direta ao conflito. Mas indicou a jornalistas que o contingente britânico no Iraque deve ser levemente reduzido em breve - de 5.500 para 5 mil soldados.

Alguns britânicos protestaram ontem em Londres contra a guerra. Um jovem, que tirou as roupas, foi detido pela polícia.

Em sua última sessão no Parlamento, Blair, que será agora o novo enviado do Quarteto de Madri - EUA, União Européia, Rússia e ONU - para o Oriente Médio (leia mais na pág. 16), foi aplaudido de pé pelos legisladores. Blair lamentou o perigo enfrentado pelas tropas britânicas no Iraque, mas não se desculpou pela decisão de apoiar a guerra. 'Desejo a todos, amigos e inimigos, o melhor. E isso é tudo. É o fim', afirmou, antes de dirigir-se ao Palácio de Buckingham, onde entregou sua renúncia à rainha Elizabeth.

Pouco antes de seguir para o distrito de Segdefield, onde renunciou ao mandato de deputado, Blair, sua mulher, Cherie, e seus quatro filhos acenaram para o público e a imprensa na frente de sua antiga residência.

Após Blair deixar o Palácio de Buckingham, foi a vez de Brown ser convocado pela rainha para formar o novo governo. Sorrindo, o novo primeiro-ministro, conhecido por seu temperamento taciturno, seguiu então para Downing Street numa limusine. 'Lembro do lema da minha escola, que tem agora um significado importante: 'Darei o melhor de mim'', disse Brown ao lado da mulher, Sarah. 'Essa é a minha promessa para todos os britânicos. Que comecem os trabalhos para a renovação.'

Brown recebeu ontem o apoio de vários líderes, entre eles os presidentes dos EUA, George W. Bush, e da França, Nicolas Sarkozy, que o convidou para visitá-lo em Paris.

GABINETE

Brown deve anunciar hoje a formação de seu novo gabinete. O premiê afirmou que pretende utilizar 'todos os talentos' do partido.

Um dos nomes mais cotados é o do ex-chanceler Jack Straw, que deixou o governo em 2006. Straw comandou a campanha de Brown para presidência do Partido Trabalhista. Ainda não está claro, no entanto, se Straw voltará a ser chanceler.

A indicação mais importante de Brown, no entanto, será para o cargo de ministro das Finanças. Apesar do crescimento econômico alcançado por suas políticas, seu substituto terá a dura tarefa de controlar a inflação, que vem crescendo nos últimos meses.