Título: Papa aprova uso de célula adulta
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/06/2007, Vida&, p. A24

O papa Bento XVI disse ontem em sua audiência semanal de quarta-feira ser a favor do uso de células-tronco adultas em pesquisas. A posição da Igreja a respeito do tema foi apresentada durante um congresso internacional sobre células-tronco adultas organizado pela Universidade La Sapienza, em Roma.

¿Se propõem como objetivo desenvolver a terapia celular no âmbito cardíaco, mediante o uso de células-tronco adultas. Nesse sentido, a posição da Igreja, apoiada na razão e na ciência, é clara¿, disse o papa.

'A investigação científica deve ser devidamente alentada e promovida, desde que não seja em detrimento de outros seres humanos, cuja dignidade é intangível a partir das primeiras fases da existência.¿

A Igreja considera que o embrião é um ser humano. Por isso condena o aborto e as manipulações genéticas, bem como a pesquisa com células-tronco embrionárias. As células-tronco são indiferenciadas, procedentes de embrião, feto ou tecidos adultos, capazes de multiplicar-se e diferenciar-se em outros tipos.