Título: Rede virtual vai estimular consumo mundial de café
Autor: De Chiara, Márcia
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/06/2007, Economia, p. B13

Organização Internacional do Café fecha contrato com empresas do Brasil para unir, com a nova tecnologia, 40 países produtores da bebida

O País começa a exportar um modelo de rede virtual de negócios. As brasileiras P&A Marketing International e a RadiumSystems acabam de fechar um contrato com a Organização Internacional do Café (OIC)para criar uma rede virtual na qual serão discutidas e implementadas as saídas para aumentar o consumo de café no mundo. Hoje são consumidas anualmente 118 milhões de sacas de 60 quilos do produto. Para os próximos dez anos, a expectativa é de que esse volume aumente em 25 milhões de sacas.

A rede virtual será apresentada aos 40 países membros da OIC na reunião ordinária da entidade marcada para setembro, em Londres.. A previsão, diz o sócio da P&A Internacional, Carlos Brando, é de que a rede comece a funcionar regularmente a partir de janeiro do ano que vem. Espera-se que em 2009 a rede reúna 5 mil participantes. Até lá, mais de 50 mil idéias e estratégias para aumentar o consumo de café no mundo devem surgir nesse ambiente de troca de informações. Até 2010, a expectativa é de que 20 dessas 50 idéias se transformem em projetos reais para ampliar o consumo da bebida.

Segundo o sócio-diretor da RadiumSystems, Oswaldo Gouvêa de Oliveira Neto, a proposta de criar uma rede virtual para ampliar o consumo da bebida foi feita para a OIC pelo governo brasileiro, motivada pelas lideranças do setor, como o Conselho Nacional do Café (CNC), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, entre outras.

Na prática, essas entidades querem internacionalizar uma experiência semelhante já bem sucedida no País. 'Trabalhamos há 18 meses no Brasil com o CNC, a Embrapa, cooperativas, produtores, pesquisadores numa rede virtual que reúne os atores do setor cafeeiro na rede social Peabirus', diz Oliveira.

A rede social Peabirus é uma plataforma de mídia na internet criada pela RadiumSystems. 'É uma espécie de Orkut voltado para as cadeias empresariais', compara Oliveira Neto. Hoje existem 14 redes ativas dentro dessa plataforma na internet. Entre as mais visitadas, está a Rede Cafés do Brasil.

A Rede Cafés do Brasil reúne 73 comunidades e tem 1347 participantes, diz Paulo Henrique Leme, da P&A Marketing Internacional, consultoria especializada em agronegócio, com ênfase em cafés , que gerencia a rede. O público e os temas discutidos na Rede Cafés do Brasil são amplos. Isto é, englobam do produtor ao barista, o profissional especializado no preparo da bebida; do manejo da lavoura à comercialização do produto.

É exatamente essa experiência brasileira que as lideranças do setor cafeeiro do País querem trazer para o âmbito internacional da OIC. Para desenvolver o projeto, Brando, da P&A, lembra que a sua consultoria teve como aval o fato de ter feito em 2003, para a OIC, um guia para promover o consumo de café.

No projeto para a OIC, a RadiumSystems será responsável pela criação do ambiente de negócios na rede. 'Vamos organizar a feira', compara Oliveira Neto. Já a P&A terá o encargo de mediar o conteúdo das discussões. Leme destaca que a promoção do consumo terá três direções: o consumo nos mercados consolidados (EUA, Europa e Japão); nos países produtores (América Latina, África, Índia, Indonésia e Oceania); e nos mercados emergentes (Rússia, China, Índia e leste europeu).

O primeiro passo, diz Leme, é fomentar, por meio de discussões, as idéias para aumentar o consumo. O segundo, será transformar essas idéias em instrumentos de marketing. Oliveira Neto observa que a rede virtual tem um custo bem menor do que se teria no mundo real para chegar a soluções para equacionar a questão. Ele observa que a agilidade da rede é infinitamente maior em relação ao mundo real dos negócios. No entanto, como se trata de uma nova ferramenta, ainda não é possível quantificar as diferenças.