Título: FAB inicia preparativos para lançar foguete
Autor: Batista, Ernesto
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/06/2007, Vida&, p. A35

Unidades aéreas, técnicos e peças do VSB-30 já chegaram à base de Alcântara, no Maranhão, para lançamento previsto para o dia 11

As primeiras unidades aéreas, grupos de técnicos e pesquisadores e peças do foguete VSB-30 já estão no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, para a operação Cumã II. Essa será a segunda missão espacial na principal base do País desde 2004. Em 2003, a explosão de um foguete deixou 21 mortos. Anteontem já era possível ver um dos helicópteros Super Puma da Força Aérea Brasileira (FAB), deslocado do Rio para a operação, fazendo vôos entre São Luís e Alcântara.

O foguete será lançado com nove experimentos a bordo, como parte do Programa de Microgravidade da Agência Espacial Brasileira. Com 12 metros de altura e mais de 2 toneladas, o satélite de sondagem foi construído pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) para realizar testes em ambientes de baixa gravidade.

Segundo a FAB, 71 técnicos e engenheiros do IAE, do Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA), de São José dos Campos, e 13 pesquisadores de universidades brasileiras desembarcaram no CLA para dar início à Cumã II. Militares do Centro de Lançamento de Barreira do Inferno (CLBI), em Natal, também participarão da missão, acompanhando por radar o VSB-30. A primeira tentativa de lançamento será no dia 11, se o tempo permitir.

Os fardos com a maior parte das peças já estão no CLA. O transporte de São José dos Campos para Alcântara foi feito em um cargueiro Lockheed C-130H Hércules, da FAB. Em breve, outras peças e uma equipe de técnicos e engenheiros da Agência Espacial Alemã (DLR-Moraba), responsáveis pela plataforma suborbital que vai acomodar os experimentos levados ao espaço, devem chegar a Alcântara. Outras peças menores também desembarcarão até o início da semana que vem, quando começa a montagem do veículo espacial.

A primeira unidade aérea já opera em Alcântara. Trata-se do 2º Esquadrão do 8º Grupo de Aviação da FAB, equipado com o helicóptero de transporte Super Puma, que será usado para recuperar a carga útil com os experimentos e como aeronave de evacuação. A única operação bem-sucedida de recuperação da carga de um foguete desde 1998 foi feita por aeronaves desse esquadrão.

O VSB-30 é um foguete de sondagem desenvolvido no IAE a partir de outro foguete brasileiro - o VS-30. Esse será o quarto lançamento do modelo. Os outros ocorreram em novembro de 2004, no CLA, em dezembro de 2005 e em maio de 2006, de bases européias. Segundo o IAE, em todos os casos o desempenho foi perfeito, permitindo uma permanência em ambiente de microgravidade por cerca de seis minutos.