Título: Ministério avisa que vai investigar irregularidades
Autor: Magalhães, Alvaro e Jozino, Josmar
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/07/2007, Nacional, p. A6

O diretor do Departamento de Educação de Jovens e Adultos do Ministério da Educação, responsável pelo Programa Brasil Alfabetizado, Timothy Denis Ireland, admitiu que a pasta não tem condições de fiscalizar a atividade de todas as ONGs cadastradas no programa. Mas ele prometeu apurar as irregularidades.

¿É uma equipe realmente pequena e não dá para cobrir o Brasil todo¿, afirmou Ireland. ¿Por isso, a fiscalização é feita por amostragem¿, explicou.

O próprio diretor citou um caso ocorrido no Distrito Federal - há dois meses, foram descobertas quatro turmas fantasmas no município de Engenho das Lajes. ¿Temos conseguido aumentar o controle social, mas sempre, lamentavelmente, vai ter algum furo pelo tamanho do programa.¿

Ao saber das irregularidades verificadas pela equipe do JT, Ireland pediu para que a reportagem informasse quais eram os problemas encontrados. Uma lista das turmas irregulares foi repassada a Ireland, que disse ter encaminhado os endereços para o setor de auditoria do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

A assessoria de imprensa do Ministério da Educação informou que a participação de ONGs no Programa Brasil Alfabetizado nos próximos exercícios será reduzida a 20%, para aumentar o controle e a eficiência do programa federal.