Título: Mais 4 Estados no cadastro de CNPJ da Receita Federal
Autor: Fernandes, Adriana
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/07/2007, Economia, p. B7

A Receita Federal vai estender, a partir de hoje, o acesso ao cadastro sincronizado do CNPJ aos contribuintes dos Estados de Minas Gerais, Pará, Rio Grande do Norte e Alagoas e aos municípios de Belém, Belo Horizonte, Natal e Vitória.

Nessas localidades, quem quiser abrir, mudar ou fechar uma empresa, precisará dar a entrada na documentação apenas na Receita Federal.

O cadastro sincronizado do CNPJ já funciona nos Estados de São Paulo e Bahia. Nos demais locais, o contribuinte é obrigado a pedir separadamente o registro tributário aos governos federal, estadual e municipal.

Instrução Normativa da Receita, que será publicada hoje no `Diário Oficial¿ da União, autorizará a ampliação do cadastro para essas oito localidades.

O secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, informou ao `Estado¿ que até ao fim do ano mais dez Estados e sete municípios estarão com o seus sistemas de dados prontos para a adesão ao cadastro sincronizado nacional, entre eles a cidade de São Paulo e o Estado do Rio.

A expectativa da Receita é de que em 2008 todos os Estados e o Distrito Federal estejam integrados ao sistema. Já o ingresso dos 5,5 mil municípios de todo o País deverá ser feito de forma mais gradual, segundo Rachid.