Título: 'A Venezuela não tem por que se desculpar'
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/07/2007, Economia, p. B1

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, qualificou de 'impertinentes' as declarações do chanceler brasileiro, Celso Amorim, para quem a Venezuela deveria se desculpar com o Congresso brasileiro para acelerar a aprovação de seu ingresso no Mercosul. 'A Venezuela não tem nada por que se desculpar. É o Congresso do Brasil que deve se desculpar por se imiscuir nos assuntos internos da Venezuela', afirmou Chávez.

A polêmica começou quando os congressistas brasileiros criticaram a decisão da Venezuela de não renovar a concessão da rede Radio Caracas de Televisión (RCTV). Chávez rebateu, chamando os parlamentares brasileiros de 'papagaios', que repetem as palavras de ordem de Washington.

'Se o Brasil insistir em que a Venezuela tem de se desculpar, não entraremos (no Mercosul). Não estamos desesperados para entrar no Mercosul, e menos ainda quando sentimos que ali não há muita vontade de mudar', disse o governante.

Chávez reiterou que tem interesse apenas em um 'novo Mercosul'. 'Se queremos a integração, é preciso mudar os paradigmas do capitalismo selvagem', disse. 'Se nos pedirem que nos suicidemos e abramos nossa economia, não vamos fazê-lo, nem com o Mercosul nem com a CAN (Comunidade Andina) nem com a Europa nem com ninguém.'