Título: Petrobrás vai exportar biodiesel para a Europa
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/07/2007, Economia, p. B5

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarca hoje em Lisboa, onde será convidado a formar uma aliança estratégica com a União Européia. No lado prático, a Petrobrás e a petroleira portuguesa Galp vão assinar um contrato que vai inaugurar a exportação de biodiesel para a Europa. Pelo acordo, o Brasil fornecerá 600 mil toneladas anuais de óleo e biodiesel.

A parcela em óleo será transformada em biodiesel pela Galp, numa usina ainda a ser construída. A comercialização e o refino ficarão a cargo de empresa formada por uma associação, meio a meio, entre a Petrobrás e a Galp. No futuro, essa empresa luso-brasileira pretende também incentivar o cultivo de sementes para a produção de biodiesel na África.

O acordo não significa que as exportações de biodiesel vão explodir. Apesar de as mudanças climáticas e a energia estarem no centro das preocupações européias, existem barreiras à utilização desse combustível, segundo negociadores. Do lado brasileiro, o problema é que o País só tem capacidade para atender à demanda interna e cumprir a meta de misturar 2% de biodiesel ao diesel até 2009.

Do lado europeu também há empecilhos ao uso mais intensivo do biodiesel. As montadoras resistem ao novo combustível e ameaçam não dar garantia aos motores que o utilizarem acima de determinadas quantidades. Além disso, há todo um emaranhando de normas que precisa ser construído.