Título: Brasil, 2º país em sexo mais cedo
Autor: Cimieri, Fabiana
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/07/2007, Vida&, p. A20

Jovens iniciam vida sexual aos 17,4 anos, atrás só da Áustria

Os jovens brasileiros aparecem em 2º lugar no ranking dos que perdem a virgindade mais cedo, com 17,4 anos, em média. O País fica atrás apenas da Áustria, onde a primeira relação sexual acontece com 17,3 anos. Por outro lado, apesar da precocidade, os jovens brasileiros usam cada vez mais preservativos e aparecem em 7º lugar nesse quesito.

¿A boa notícia é que o uso do preservativo está aumentando, não tanto como planejamento familiar, mas por uma política eficiente de prevenção à aids¿, disse o coordenador da pesquisa, o cientista em saúde pública da Johns Hopkins University Miguel Fontes.

O estudo ¿A face global do sexo - Primeira relação sexual: uma oportunidade para toda a vida¿ foi realizado com 26 mil entrevistados em 26 países, sob encomenda da fabricante européia de preservativos Durex. A primeira parte da pesquisa, sobre satisfação sexual, foi divulgada em abril. ¿Cerca de 80% dos brasileiros guardam boas recordações da primeira relação sexual, o que faz com que o País apareça em 1º lugar nesse item¿, lembrou Fontes. Na média mundial, 42% das mulheres e 32% dos homens revelam sentimentos negativos sobre a primeira vez.

O estudo analisou 13 variáveis para saber quais influenciavam no uso ou não de contraceptivos. Verificou-se que gênero, idade, condição social, educação, idade da primeira relação, se houve planejamento, o status do relacionamento e a espontaneidade foram fatores determinantes. Na faixa etária entre 16 e 19 anos, três quartos dos jovens usam preservativos na primeira relação. Entre 25 e 34 anos, apenas 33,6%.

Quando a primeira relação é planejada, desejada e acontece entre casais com relacionamento afetivo, o porcentual de uso de contraceptivos aumenta. ¿Falar abertamente sobre sexo na família ou com o parceiro também tem uma influência positiva no uso de contraceptivos¿, disse Fontes.

Segundo ele, isso explicaria por que o Brasil, apesar de ser um país onde os jovens iniciam a vida sexual mais cedo, também é um dos que têm o uso de preservativos mais disseminado. Quando se tira a camisinha da lista de contraceptivos, o País cai para 15º no ranking.