Título: Cidade se recupera com estaleiro e a Petrobrás
Autor: Pamplona, Nicola
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/07/2007, Economia, p. B8

Conhecida pela natureza exuberante, com montanhas de Mata Atlântica intocadas e um mar azul onde ricos e famosos trafegam em iates, Angra dos Reis luta para reverter o processo de esvaziamento econômico iniciado na década de 90, com o fechamento do Estaleiro Verolme. As favelas na encostas da cidade contrastam com os condomínios de luxo do entorno, onde há casas de veraneio com aluguel diário na casa dos milhares de reais.

A cidade é a 21.ª economia do Estado do Rio, segundo dados do IBGE, e tem entre suas principais atividades econômicas o turismo, a agropecuária, a pesca e operações industriais da Petrobrás. A indústria naval começa a ganhar peso novamente, com a reabertura do Verolme, rebatizado de Brasfels, hoje voltado para a construção de plataformas de petróleo. Após passar três anos com apenas seis funcionários, a empresa criou 7,5 mil empregos de 2000 a 2004.

O movimento é refletido no PIB do município, que fechou 2004 (último dado disponível) em R$ 1,93 bilhão, um crescimento de 21% ante 2001. Em 2002, sob os efeitos da crise econômica, sua economia apresentou retração de 20%.

Embora contribua com a criação de empregos, a central nuclear não tem grande contribuição orçamentária. Já as atividades da Petrobrás geram royalties: no primeiro semestre deste ano, foram R$ 17 milhões, 54% mais que no ano passado.