Título: Demanda por petróleo deve acelerar
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/07/2007, Internacional, p. A10
A demanda mundial por petróleo vai aumenta 2,5% em 2008, numa aceleração em relação ao aumento de 1,8% neste ano, segundo a Agência Internacional de Energia (AIE).
China, Oriente Médio e demais países emergentes serão responsáveis por dois terços do aumento de demanda, diz a agência. Nos EUA, o aumento de demanda será menos rápido, enquanto o consumo deve registrar aceleração na Europa - depois da desaceleração do ano passado.
O consumo mundial de petróleo deve alcançar 88,2 milhões de barris por dia em 2008, 2,2 milhões de barris diários a mais do que neste ano. A produção dos países que não são membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep, o cartel internacional dos produtores) deve crescer em 1 milhão de barris por dia, sendo que o restante necessário para dar conta da demanda terá de vir do aumento dos biocombustíveis e da produção dos membros da Opep.
A demanda chinesa deve crescer em 6,1%, para alcançar o nível de 8 milhões de barris por dia.
"Há riscos significativos nesse prognóstico, principalmente se houver um crescimento econômico maior do que esperado", diz a AIE. Mas alguns analistas acham que o alto preço do petróleo constrangerá a demanda.