Título: 'Tive de passar por esse constrangimento'
Autor: Sant¿Anna, Emilio
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/07/2007, Vida&, p. A19

Os problemas da restauradora de fotografias Carmen Sebastiany, de 56 anos, com planos de saúde não terminaram quando a empresa com que tinha contrato faliu e ela foi transferida para outra operadora. Cliente da extinta Interclínicas desde 1986, viu todos os benefícios que tinha - como uma boa rede de médicos credenciados - serem reduzidos.

Carmen se deu conta disso quando não conseguiu ser atendida no pronto-socorro de um grande hospital de São Paulo, onde sempre se tratara. ¿Me disseram que eu só poderia ser atendida se fosse uma emergência, como um parto¿, diz. ¿Tive de passar por esse constrangimento.¿

Em maio deste ano, após ser transferida para mais uma operadora e novamente enfrentar problemas para ser atendida, Carmen desistiu de pagar as mensalidades. ¿Se a ANS autorizou isso tudo, o que eles podem fazer por mim?¿, questiona.

Para a advogada do Instituto de Defesa do Consumidor Mayra Feltrin, nessa hora o consumidor não deve desistir de buscar seus direitos, pois a lei assegura que os benefícios devem ser mantidos. ¿O contrato tem de ser absolutamente o mesmo¿, diz.

Na prática, no entanto, a advogada reconhece que não é assim que as coisas acontecem e as operadoras de planos de saúde abusam da fragilidade dos clientes. ¿Isso causa muita confusão e pode acabar causando frustrações¿, diz Mayra.