Título: Degradação ambiental é alvo de vários protestos
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/07/2007, Vida&, p. A20

A poluição na China é insustentável e motiva protestos em uma população cada vez mais consciente. A conclusão é do diretor da Administração de Proteção Ambiental do país, Zhou Shengxian. ¿À medida que melhora o nível de vida, os cidadãos se concentram mais no ambiente.'

Ele afirmou que a deterioração ambiental está gerando um número crescente de 'protestos em massa' - 84 mil em 2005 por descontentamento social - e reconheceu que seu departamento recebeu, até maio, 1.814 pedidos de melhorias ambientais, 8% a mais que em 2006.

Zhou acrescentou que muitas fábricas não fecham à noite e 'não têm escrúpulos' ao derramar poluentes nos rios. Segundo estudo recente, 26% dos sete principais sistemas fluviais têm nível máximo de poluição, 75% das centrais de tratamento de esgoto não funcionam e 44% das fábricas violam leis ambientais.

Desde maio, três dos principais lagos registram surto de algas verdes. Nesta semana, 200 mil pessoas ficaram sem água no leste do país por causa de um vazamento de amônia.