Título: 'Política econômica é social desenvolvimentista'
Autor: Oliveira, Ribamar
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/07/2007, Economia, p. B5
O governo Lula executa uma política econômica ¿social desenvolvimentista¿, segundo informou ontem o ministro da Fazenda, Guido Mantega. Ele utilizou esse termo para diferenciar a atual política da colocada em prática no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. ¿O modelo do PSDB caminhava para o neoliberalismo. A estratégia econômica atual é diferente, não houve continuidade, ela é social desenvolvimentista¿, explicou.
As declarações de Mantega foram uma reação ao deputado Arnaldo Madeira (PSDB-SP), durante audiência pública ontem na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados. Madeira ironizou as atuais posições de Mantega e o saudou por ele ter ingressado no sistema capitalista, embora o partido dele, o PT, seja marcado pela defesa do socialismo.
¿Continuo social-democrata, como antes¿, reagiu Mantega. ¿Sou contra o capitalismo selvagem¿. Embora tenha reconhecido que o governo tucano fez coisas importantes para a economia do País, como a Lei de Responsabilidade Fiscal, Mantega acusou o governo anterior de não ter tido um programa social. Ele admitiu, no entanto, que mudou algumas opiniões que tinha no passado, quando se opôs, por exemplo, à política de metas para a inflação e ao câmbio flutuante.
Madeira reagiu e disse que o governo FHC tinha programas sociais que davam assistência a 6,2 milhões de família.