Título: Cidades com chance de segundo turno já são 74
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/07/2007, Nacional, p. A9

Segundo TSE, esse é o número de municípios brasileiros com mais de 200 mil eleitores

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deu a largada ontem nos preparativos para as eleições municipais do próximo ano e divulgou um levantamento indicando que, se a ida às urnas ocorresse hoje, 74 municípios em todo o País poderiam levar a disputa a um segundo turno. Todas essas cidades contam com mais de 200 mil eleitores, condição imposta pela Constituição para que os votantes voltem às urnas se nenhum candidato obtiver ao menos metade dos votos mais um na primeira etapa.

Na última eleição municipal, realizada em 2004, o número de cidades aptas a terem um segundo turno era de 68. Desse total, 44 municípios de fato tiveram de chamar o eleitorado para uma segunda votação.

Ainda segundo o levantamento do TSE, as 74 cidades que hoje se enquadram nesses critérios estão distribuídas por 23 Estados brasileiros. Acre, Roraima e Tocantins teriam todos os seus prefeitos e vereadores escolhidos no primeiro turno, já que não contam com nenhum município com mais de 200 mil votantes.

O levantamento realizado pelo tribunal também confirmou quais serão os principais colégios eleitorais do País em 2008. Mais uma vez, a primeira colocação na lista ficou com a cidade de São Paulo, que conta com 8.012.511 eleitores. O Rio de Janeiro ficou em segundo, com 4.501.688 votantes. Em seguida, vieram Belo Horizonte ( 1.730.598 eleitores) e Salvador (1.685.296 eleitores). Brasília tem o quinto maior eleitorado do País, formado por 1.650.185 pessoas. A capital federal, entretanto, não realiza eleições municipais. Com isso, a quinta posição na relação do TSE ficou com Fortaleza, que reúne atualmente 1.425.843 pessoas aptas a votar.

No Estado de São Paulo, há 20 municípios onde pode ocorrer segundo turno. No Rio, são 10 e em Minas, 6. Apesar da divulgação dos dados, o TSE afirmou que o quadro poderá se alterar nos próximos meses, já que a Justiça Eleitoral receberá até o início de maio do ano que vem pedidos de registro de títulos eleitorais e transferências do documento para outro domicílio. O número definitivo de eleitores que votarão nas eleições municipais só será divulgado em julho do ano que vem, de acordo com o TSE.

Ontem, o tribunal também confirmou para os dias 5 e 26 de outubro a realização do primeiro e segundo turno de votação, respectivamente. Também nesse caso, foram seguidos os critérios previstos na Constituição, que determina a realização das eleições no primeiro e último domingo do mês de outubro.

NÚMEROS

23 Estados têm cidades com mais de 200 mil eleitores

8.012.511 eleitores põem São Paulo no 1.º lugar entre as que podem ter segundo turno, seguida de Rio, e Belo Horizonte

5 de outubro de 2008 é a data do primeiro turno