Título: Cristo vira palco para ato de grevistas do Ibama
Autor: Cimieri, Fabiana
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/07/2007, Nacional, p. A11

Alpinistas contratados por entidade sindical escalaram estátua para pendurar faixa

Dois dias após ser eleito uma das novas sete maravilhas do mundo, o Cristo Redentor virou palco de manifestação política. Cinco alpinistas contratados pela Associação de Servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) escalaram ontem a estátua para pendurar faixa com o nome do órgão, cujos funcionários estão em greve desde o dia 14 de maio. Depois, um pára-quedista saltou do alto do Corcovado, onde fica o monumento.

O comando de greve informou que a manifestação fechou os acessos ao Cristo durante uma hora, entre 8 horas e 9 horas, e tinha como objetivo protestar contra a aprovação da lei que criou o Instituto Chico Mendes. A nova instituição, dizem os grevistas, tirou atribuições importantes do Ibama.

O secretário municipal de Turismo, Rubem Medina, criticou o protesto. ¿Afixar uma faixa de caráter político no peito do Cristo é um desrespeito com a cidade, com os cariocas e com a Arquidiocese do Rio, legítima proprietária do monumento, que inspirou e financiou a sua construção.¿

Segundo o secretário, apesar de o Ibama ter a atribuição de manter o Parque Nacional do Corcovado, ele ¿cuida mal¿ desse patrimônio. ¿O Ibama quer retornar com a cobrança de pedágio para visitar o Cristo, impedindo o acesso de cariocas e turistas¿, disse. A cobrança foi suspensa depois que a Polícia Federal, na Operação Iscariotes, desmantelou uma quadrilha que atuava desviando a maior parte da arrecadação com as entradas para o Parque Nacional da Tijuca, onde fica o Cristo.

A Arquidiocese do Rio de Janeiro classificou o protesto de ontem de ¿ato de vandalismo¿. ¿O protesto revela desrespeito ao local sagrado que é o Santuário do Cristo Redentor do Corcovado¿, diz trecho da nota oficial assinada pelo vigário episcopal para Administração dos Bens da Arquidiocese, monsenhor Abílio Ferreira da Nova. ¿Embora o monumento seja um ícone da cidade do Rio de Janeiro, cabe a todos respeitá-lo não só como símbolo religioso, mas também como santuário.¿