Título: Vaticano: 'Igreja Católica é única plena'
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/07/2007, Vida &, p. A16

Texto polêmico da Doutrina da Fé será divulgado hoje

O Vaticano deve divulgar hoje um documento sobre eclesiologia (doutrina da natureza e finalidade da Igreja) no qual reitera que a Igreja de Cristo ¿subsiste na Igreja Católica¿. O texto Respostas a Perguntas sobre Alguns Aspectos da Doutrina da Igreja deverá desatar nova polêmica.

¿Trata-se de um texto para reafirmar que a Igreja de Cristo não é distinta da Igreja Católica, a única que tem todos os elementos da Igreja instituída por Cristo¿, adiantou ontem o portal de notícias católico Korazym. O documento foi preparado pela Congregação para a Doutrina da Fé. Segundo vaticanistas, vai certamente gerar tanta polêmica quanto os documentos Lumen gentium, de 1964, e Dominus Iesus, de 2000, nos quais já se encontrava a fórmula, duramente criticada por outras confissões cristãs. Pouco após publicar o Dominus Iesus, o papa João Paulo II teve de fazer uma declaração pública pela qual o Vaticano não menosprezava as demais religiões.

O significado exato do termo ¿subsiste¿ tem dividido teólogos há tempos. Alguns afirmam que Jesus, na realidade, jamais teve a intenção de criar Igreja nenhuma - e, caso fosse esse o seu plano, teria criado uma instituição ¿plural¿.

A questão é crucial para estimular ou bloquear as relações ecumênicas com ortodoxos e protestantes. O papa Bento XVI é um opositor do que qualifica como ¿relativismo eclesiástico¿ e considera que a todas as denominações cristãs não católicas faltam requisitos essenciais da comunidade eclesial estabelecida por Jesus Cristo.

Em sua visita ao País, em maio, o papa reafirmou diante dos bispos reunidos na Catedral da Sé que ¿a única Igreja de Cristo subsiste na Igreja Católica governada pelo sucessor de Pedro (ou seja, por ele).¿

A declaração foi feita um dia depois de o papa manter encontro de 30 minutos com líderes de Igrejas cristãs não católicas (além de um xeque e um rabino) no Mosteiro de São Bento.

FÉRIAS PARA REFLEXÃO

O papa disse ontem que pensará em uma nova encíclica durante suas férias na localidade de Lorenzago di Cadore, nos Alpes italianos, onde descansará até o dia 27. Bento XVI também não descartou escrever algumas páginas da segunda parte de seu livro Jesus de Nazaré.

A encíclica seria a segunda publicada pelo pontífice, após a Deus caritas est (Deus é amor), do ano passado.

Depois de uma série de viagens iniciada em setembro de 2006 na Alemanha e encerrada em maio, quando esteve no Brasil, Bento XVI disse que o ar da montanha fará bem a ele. ¿Poderei me dedicar mais livremente à reflexão e à prece¿, afirmou o pontífice. EFE