Título: Anac reduz vôos em Congonhas
Autor: Monteiro, Tânia
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/07/2007, Metrópole, p. C1

Além de reduzir de 48 para 38 o número de pousos e decolagens comerciais por hora no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) anunciou ontem a instalação de mais aparelhos de raios X, redistribuição de balcões de check-in, aumento do número de funcionários de apoio e ônibus para melhorar o acesso da aviação geral à pista auxiliar de Congonhas.

Segundo a Assessoria de Imprensa da Anac, com a operação implantada em 29 de junho - logo após a entrega das obras da pista principal de Congonhas -, os vôos comerciais terão 38 movimentos por hora ao longo do dia, e a aviação geral (jatos executivos), 6, totalizando 44. Já no horário de pico, são 40 pousos e decolagens para as companhias aéreas e 4 para as da aviação geral, somando 44 movimentos por hora. Segundo a nota da Anac, 134 vôos comerciais tiveram seus horários alterados.

A aviação geral teve o número de movimentos reduzidos. Para o vice-presidente da Associação Brasileira de Aviação Geral (Abag), Adalberto Febeliano, o setor foi prejudicado. ¿Lamento a decisão. A Abag se sente traída pela Anac, pois a promessa era de que depois da reforma teríamos de volta os 20% de movimentos por hora.¿