Título: Plenário barra tática para adiar apuração
Autor: Costa, Rosa e Scinocca, Ana Paula
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/07/2007, Nacional, p. A5

Aliado de Renan queria atrasar discussão sobre nova perícia da PF

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), viu derrotada ontem, por culpa de uma manobra atrapalhada de aliados que terminou em bate-boca, mais uma tentativa de atrasar as investigações no Conselho Ética. Com ajuda de Almeida Lima (PMDB-SE), ele pretendia adiar a reunião da Mesa Diretora que aprovaria o encaminhamento à Polícia Federal do pedido de perícia detalhada nos documentos de sua defesa.

Um dos relatores do processo de Renan, Almeida Lima foi ao plenário do Congresso, que discutia a LDO, pedir que fosse suspensa a reunião do presidente do conselho, Leomar Quintanilha (PMDB-TO), com os outros relatores, Marisa Serrano (PSDB-MS) e Renato Casagrande (PSB-ES). Ele alegava que o regimento proíbe reuniões de comissões quando o plenário está em processo de votação. Como o encontro dos relatores discutia a perícia da PF, seu cancelamento adiaria o da Mesa.

Almeida Lima acusou o conselho de criar clima de ¿tribunal de exceção¿. ¿Eu me recuso a participar e agir fora da legalidade¿, afirmou. O líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), rebateu: ¿Tenho horror a tribunais de exceção. Sou, porém, a favor de que essa investigação contra Renan vá até o fim, dando a ele o pleno direito de defesa.¿

Casagrande disse que Almeida Lima foi chamado para o encontro. Em seguida, pediu garantia de que a Mesa se reuniria hoje, que foi dada pelo vice-presidente da Casa, Tião Viana (PT-AC). Para Quintanilha, a demora em entregar o pedido de perícia à Mesa se deve ao fato de o PSOL - autor da representação contra Renan - ter entregado só na noite de terça-feira suas questões para a PF.

Quintanilha rejeitou pedido do PSOL de anexar ao processo a suspeita de que Renan teria beneficiado a Schincariol junto à Receita Federal e ao INSS, alegando que ¿são fatos estranhos ao processo¿. O PSOL avisou que entrará com uma nova representação em agosto.