Título: Crise afeta brasileiros em férias
Autor: Palacios, Ariel e Guimarães, Marina
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/07/2007, Economia, p. B4

São 2.500 só em Bariloche, onde faltou energia

Há pelo menos 2.500 brasileiros enfrentando falta de energia sob um frio de até 15 graus negativos em Bariloche, a estação de esqui na região da Patagônia argentina, próxima à fronteira com o Chile. Esse é o número de turistas que a CVC Turismo embarcou para lá na última semana.

Dirigentes da empresa, que é a maior do ramo no Brasil a operar esse destino, informaram que Bariloche teve um aumento de demanda de 20% em relação ao mesmo período do passado.

A CVC planeja enviar este ano cerca de 100 mil turistas brasileiros para a Argentina. Pelas previsões dos órgãos de turismo da Argentina, 520 mil brasileiros entrarão no país até o final de 2007. Um fluxo que desenha linha crescente desde 2004, quando 353 mil brasileiros, segundo as estatísticas da Embratur, foram visitar a Argentina.

A charmosa vila encravada na Cordilheira dos Andes é um destino apropriado para as férias de inverno, apesar da atual crise de abastecimento de energia que afeta toda a Argentina. De terça-feira para quarta-feira, Bariloche ficou sem energia por 16 horas.

No Brasil, a CVC, por meio de sua assessoria de imprensa, assegurou que a situação foi normalizada ontem mesmo e não chegou a causar tumultos entre os turistas.

Além disso, a operadora garante que não enfrentou pedidos de cancelamentos de viagem ou de retorno antes do prazo por parte de turistas brasileiros que estão na cidade.

A baixa cotação do dólar tem sido convidativa para o turismo para fora do Brasil e o país vizinho é uma opção preferencial para os brasileiros.

Os gastos com viagens ao exterior já estão quase 30% acima dos registrados no ano passado, segundo dados do Banco Central.