Título: Queda de tarifa elétrica já reduz índice de inflação
Autor: Goy, Leonardo
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/07/2007, Economia, p. B3

A queda na tarifa de energia elétrica já está ajudando a amenizar a inflação ao consumidor da capital. A afirmação é da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que, no Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) paulistano, constatou que o item Tarifa de Eletricidade Residencial apresentou redução significativa no primeiro levantamento do mês. Ontem, a FGV divulgou que o índice geral subiu 0,56% na primeira quadrissemana de julho (últimos 30 dias encerrados em 7/7) ante 0,58% do fim de junho. No mesmo período, a tarifa de energia residencial recuou 0,94% ante alta de 0,82% do fim do mês anterior.

Na semana passada, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) determinou a redução de 12,66% na tarifa da energia aos consumidores residenciais da região atendida pela Eletropaulo. A redução passou a valer no dia 4 e beneficia os 5,35 milhões de consumidores da empresa em 24 municípios paulistas, incluindo a capital. De acordo com a FGV, essa foi a primeira captação desse impacto no IPC-S paulistano, conforme as medições da instituição.

Na primeira quadrissemana de julho, a menor tarifa de energia influenciou diretamente o comportamento do grupo Habitação, cuja variação passou de 0,33% para -0,01%.

A movimentação nesse grupo de grande peso no IPC-S de São Paulo serviu como contrapeso para a forte alta de preços do grupo Alimentação, principal responsável pela retomada da inflação no mês de junho. Na primeira medição de julho, a variação do grupo passou de 1,29% para 1,47%.

FLAVIO LEONEL E FRANCISCO CARLOS DE ASSIS