Título: Paraguai aceita elevar a TEC
Autor: Rehder, Marcelo
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/07/2007, Economia, p. B5
O governo e os empresários paraguaios aceitaram a proposta do Brasil de aumentar de 20% para 35% a Tarifa Externa Comum (TEC) de importação de calçados e confecções de países fora do Mercosul. Segundo o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, a negociação foi concluída na segunda-feira e o Paraguai não fez nenhuma exigência de contrapartida brasileira.
A medida foi solicitada pelo Brasil aos parceiros do Mercosul há cerca de dois meses. O objetivo é tentar conter a invasão de calçados e produtos têxteis e de confecção importados, principalmente da China, favorecida pela valorização do real frente ao dólar. Inicialmente, Paraguai e Uruguai se opuseram. Na semana que vem, o governo brasileiro vai tentar convencer o Uruguai a também apoiar o pleito.
O ministro informou que o acordo com o Paraguai não abrange ainda a elevação da TEC para tecidos. Segundo ele, representantes da indústria brasileira de calçados e de têxteis fizeram uma exposição convincente na União das Indústrias do Paraguai sobre a necessidade de elevar a TEC.¿Os paraguaios entenderam as dificuldades que os dois setores enfrentam.¿