Título: País vive 'desvario cambial', diz Serra
Autor: Rehder, Marcelo
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/07/2007, Economia, p. B5
Para o governador paulista, explicações sobre valorização do real `não passam de trololó de economistas¿
O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), não poupou críticas à atual política monetária e cambial, ontem, na abertura da 39ª Feira Internacional de Calçados, Acessórios de Moda, Máquinas e Equipamentos (Francal), que se realiza no Parque Anhembi, na capital paulista. Na presença do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, Serra disse que o Brasil tem sido ¿trouxa¿ em matéria de política econômica externa e vive um ¿desvario cambial¿.
Para o governador, as explicações de que a valorização do real ante o dólar é resultado das forças de mercado não passam de ¿trololó de economistas para enganar quem não é economista¿. Segundo ele, o País tem uma política que eleva artificialmente o valor da moeda nacional e consagra a especulação com a queda do dólar.
¿Nós temos, por exemplo, isenção do Imposto de Renda para investidores estrangeiros que fazem aplicações em dólares em títulos públicos, o que seria uma medida até interessante para um país que vive uma crise de falta de dólares¿, disse Serra. ¿Um país que está se afogando pelo excesso de dólares, como é o nosso caso, ter uma política monetária desse teor é insanidade¿, emendou.
Serra ressaltou que a indústria brasileira de calçados é eficiente e mais competitiva do que qualquer outra, e disse que o produto nacional é prejudicado ¿não pelas ações do ministério do Miguel Jorge, que não tem nenhuma responsabilidade nesse assunto, mas pelas ações da política monetária e cambial¿. ¿Vamos falar claro, nós estamos numa situação de verdadeiro desvario cambial.¿
Segundo o governador, há vários países com grandes superávits comerciais, mas nem por isso valorizaram tanto suas moedas quanto o Brasil. Ele disse que o real tem índices equivalentes ao dobro da valorização de outras moedas. ¿Nós temos sido trouxas em matéria de política econômica voltada para o exterior¿, disse Serra, aplaudido pelos empresários. ¿Em vez de aproveitarmos a economia internacional, como estão fazendo a América Latina, a Argentina, o Chile, e outros países do Sudeste Asiático, para crescer tanto quanto e ainda mais depressa, nós ficamos atrás.¿
O ministro Miguel Jorge, que discursou antes de Serra, reconheceu que ¿esse câmbio realmente é um problema¿, mas não vê solução. E lembrou que o governo adotou uma série de medidas compensatórias para ajudar os chamados ¿órfãos do câmbio¿.
Após a cerimônia, o ministro comentou que viu um certo exagero no discurso de Serra. ¿Ele tem todo o direito de fazer isso, principalmente por se tratar de um governador da oposição. Seria inesperado que fizesse grandes elogios à política macroeconômica do governo.¿ Procurados pela reportagem, nem o Palácio do Planalto nem o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, quiseram comentar as declarações de Serra.
NO ATAQUE
José Serra Governador de São Paulo ¿Nós temos sido trouxas em matéria de política econômica voltada para o exterior. (...) Acumulamos problemas que vão cair de maneira pesada sobre a nossa economia e o nosso emprego quando a bonança mundial passar¿
¿Nós temos isenção do Imposto de Renda para investidores estrangeiros que fazem aplicações em dólares em títulos públicos. (...) Um país que está se afogando pelo excesso de dólares, como é o nosso caso, ter uma política monetária desse teor é insanidade¿