Título: Bernanke vê inflação mais 'ancorada'
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/07/2007, Economia, p. B9

O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Ben Bernanke, disse ontem que as expectativas do público em relação à inflação futura estão melhores ancoradas hoje do que nas décadas de 70 e 80, mas ainda se alteram com base no noticiário econômico.

'Embora as expectativas de inflação pareçam melhor ancoradas hoje do que estavam algumas décadas atrás, elas permanecem imperfeitamente ancoradas', disse Bernanke, em apresentação na conferência do National Bureau of Economic Research, em Cambridge. O discurso foi bastante acadêmico e ele não comentou as perspectivas para a economia ou política monetária.

Um dos benefícios das expectativas ancoradas de inflação, disse Bernanke, é que os preços mais elevados de energia não levam à elevação da inflação no longo prazo, como ocorria no passado. 'O aumento nos preços de energia afetam a inflação no curto prazo, pois os custos com energia têm grande peso na produção de bens e serviços', disse. Ele reafirmou que o controle da inflação é crucial para o sucesso da política monetária.