Título: Lula retoma hoje busca de substituto de Waldir Pires
Autor: Alves, André
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/07/2007, Metrópole, p. C4
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva retoma hoje, em reunião pela manhã com ministros da coordenação política, a discussão de ações do governo para minimizar a crise no setor aéreo. No fim de semana, ele ficou recolhido na residência oficial do Palácio da Alvorada. Nem conversou com o ministro da Defesa, Waldir Pires, que passou sábado e domingo em casa. O que mantém Pires no cargo é apenas a dificuldade em encontrar um substituto.
Desde a tragédia de terça-feira no Aeroporto de Congonhas, Lula deixou de ouvir o ministro. Pires não foi consultado nem mesmo na elaboração das medidas, anunciadas na sexta-feira, para reduzir o tráfego no aeroporto. Foi a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, quem comandou a reunião do Conselho Nacional de Aviação Civil (Conac), órgão que ganhou poderes depois do acidente, na sexta-feira. Restou a Pires rebater críticas de que não teria capacidade para ocupar o cargo.
Nas conversas e encontros no início desta semana, Lula vai avaliar nomes para chefiar a Defesa e a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero). O presidente busca para a Defesa, segundo assessores, um nome com peso político e capacidade de apresentar respostas rápidas para a crise. Lula gostaria de apresentar substituto ainda no início desta semana, segundo assessores.
O presidente também orientará a base aliada no Congresso a propor mudanças na cúpula da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Qualquer alteração de diretores da agência depende dos parlamentares.
Além do presidente, também não apareceram em público os assessores do Planalto Marco Aurélio Garcia e Bruno Gaspar, flagrados pela TV Globo no momento em que comemoravam com gestos obscenos a informação de que o acidente de Congonhas poderia ter sido causado por falha mecânica.