Título: Kassab quer memorial na área do prédio queimado
Autor: Mayrink, José Maria
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/07/2007, Metrópole, p. C5

A Prefeitura de São Paulo vai desapropriar o terreno onde está o prédio da TAM Express para criar uma praça em homenagem às vítimas do acidente do vôo 3054. O anúncio foi feito ontem pelo prefeito Gilberto Kassab (DEM), após a missa em homenagem aos mortos na tragédia. Na ocasião, Kassab defendeu a construção de uma área de escape para aumentar a segurança dos pousos em Congonhas. E prometeu desapropriar terrenos vizinhos para isso.

¿Vamos criar uma praça em memória aos mortos dessa tragédia¿, disse Kassab. O prefeito não deu prazo para a construção do memorial. A TAM informou que não foi notificada sobre a desapropriação do prédio e aguarda a liberação do local, pelas equipes de resgate, para decidir o que fazer.

Sobre a área de escape, Kassab disse ser fundamental. ¿Se tivermos de fazer desapropriações, faremos.¿ A pista principal de Congonhas tem 1.949 metros. Segundo especialistas, o tamanho não dá margem a erros. A pista do Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio, tem 4 mil metros. O prefeito concordou com a redução do número de vôos em Congonhas, anunciada pelo governo federal. ¿Com investimentos, o Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, e o de Viracopos, em Campinas, podem atender à demanda.¿