Título: TAM limita pouso sob chuva no aeroporto
Autor: Reina, Eduardo e Tavares, Bruno
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/07/2007, Metrópole, p. C7

Por decisão da TAM, os pilotos não pousarão mais na pista principal de Congonhas se ela estiver molhada, segundo o presidente da Associação dos Tripulantes da TAM, Hugo Schaffel. ¿Não pousaremos mais na pista principal de Congonhas até que se tenha uma informação correta do real estado dessa pista¿, anunciou ontem Schaffel.

¿Foi feita uma obra na pista principal. Gostaríamos que fosse entregue com grooving (estrias na pista). Mas é bom lembrar que isso é um auxilio a mais, que não é considerado para efeito de frenagem, para efeito de decolagem e de pouso. Não sei como está a pista hoje.¿

Já os procedimentos dos pilotos da Gol demonstram maior cuidado adotado nas aterrissagens em Congonhas. Enquanto a TAM utiliza a rampa de pouso normal, com ângulo de inclinação acentuado, a Gol entram em procedimento de pouso com inclinação menor, o que facilita a frenagem e aumenta o espaço onde é brecado o avião.

Quando a pista está molhada, os pilotos da Gol procuram pousar em Congonhas quando o avião está de 2.500 a 3.000 quilos a menos do que peso normal. Esse procedimento, segundo técnicos do setor, facilita a frenagem. Os aviões tocam a pista num ponto anterior ao que as demais aeronaves.

Nesse caso, a Gol só pousa com o avião pesando cerca de 52 toneladas para um corpo que poderia estar com 55 toneladas.

BRUNO TAVARES, EDUARDO REINA, JOSÉ MARIA MAYRINK