Título: Para senador, acidente é reflexo da crise aérea
Autor: Monteiro, Tânia
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/07/2007, Lula cria gabinete de crise, p. C6

O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, cancelou a viagem aos Estados Unidos, por causa da ¿gravidade do acidente¿. A tragédia ainda mobilizou o Congresso, às vésperas do recesso. O relator da CPI do Apagão Aéreo do Senado, Demóstenes Torres (DEM-GO), afirmou ontem que o acidente ocorrido com o avião da TAM, em Congonhas, é reflexo da crise de infra-estrutura dos aeroportos brasileiros. Mas nem Demóstenes nem o relator da comissão de inquérito instalada na Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), quiseram fazer avaliações sobre as causas do acidente.

O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), acusou ontem à noite o governo de Lula de ¿incompetência geral, corrupção e insinceridade¿ no trato da crise aérea brasileira. Em nota pessoal, ele pediu que o presidente ¿pise no chão da realidade¿. O presidente Lula precisa agir e não falar, ou seu período se marcará pelo sofrimento e pela dor de tantos brasileiros que poderiam estar vivos, lutando, sofrendo, sorrindo e construindo um Brasil mais justo.¿ Entre os partidos, o DEM divulgou nota, lamentando o acidente e dizendo que cobrará responsabilidades no momento oportuno.

Já o deputado petista da CPI do Apagão preferiu destacar que ¿a prioridade agora é o atendimento às famílias das vítimas. Todos os órgãos do governo relacionados a essa área precisam estar preocupados com isso. Depois é que vamos nos preocupar com as investigações¿, disse o deputado petista. ¿O sistema aéreo está em crise, em pane. E Congonhas é o pior em termos de saturação¿, rebateu Demóstenes.