Título: Incêndio fecha Aeroporto Santos Dumont, no Rio
Autor: Dantas, Pedro
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/07/2007, Metrópole, p. C10

Um incêndio de causas desconhecidas fechou o Aeroporto Santos Dumont, que concentra os vôos da ponte aérea Rio-São Paulo, ontem à tarde. A previsão da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) é que a retomada das operações de pousos e decolagens, transferidas para o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), aconteça na manhã de hoje. A Polícia Federal abriu inquérito para apurar a causa do incêndio. 'O fogo ocorreu em uma área ainda não inaugurada sem fiação elétrica, tubulação de gás, duto de ar-condicionado ou piso. Nada que justifique chamas', disse o superintendente do aeroporto, Geraldo Juarez de Brito.

A Infraero informou que 28 pousos e 30 decolagens previstas para o Santos Dumont foram transferidas para o Tom Jobim. À noite, apenas aeronaves particulares de pequeno porte estavam autorizadas a decolar.Segundo Brito, a fumaça preta vista em vários pontos do centro do Rio foi provocada pelas 300 cadeiras de plástico consumidas pelo fogo, apagado pelos bombeiros em 15 minutos.

Apesar das declarações do superintendente, operários acreditam que a causa do fogo, que começou às 14h40, foi um curto-circuito nas obras da praça de alimentação, no 2º andar.

'Estavam 15 operários trabalhando naquele andar. Alguém gritou que estava acontecendo um incêndio. O fogo se espalhava rápido e achamos melhor correr', contou o operário Joélio Farias dos Santos, de 27 anos.

Passageiros e funcionários das lojas do aeroporto contaram que houve pânico. O cantor Lobão já estava no portão 5 do saguão de embarque para um vôo marcado para às 15h20 quando ouviu dos funcionários a ordem para sair do aeroporto. 'Ele gritou 'calma, está ocorrendo um incêndio' e as pessoas se apavoraram', disse Lobão, que esperava na mesma área onde estavam o cantor Evandro Mesquita, a atriz Thaís Araújo e outros passageiros.

Na hora do incêndio, aeronaves em procedimento de aterrissagem ficaram dando voltas ao redor do aeroporto à espera de instruções.