Título: Prefeitos disputam novo aeroporto de SP
Autor: Reina, Eduardo
Fonte: O Estado de São Paulo, 26/07/2007, Metrópole, p. C10

Sorocaba já tem plano piloto; Viracopos está pronto

Com a crise aérea, vários municípios entraram na disputa para ter um aeroporto alternativo a Congonhas e Cumbica, seja ampliando os que já existem ou construindo novos. O presidente da Anac, Milton Zuanazzi, disse ontem que há conversas adiantadas com a Aeronáutica sobre a pista de Jundiaí.

Sorocaba, Bragança Paulista, Itanhaém, Guarujá e Campinas também tentam viabilizar seus projetos. São pistas administradas pelo Departamento Aeroviário do Estado ou pela Força Aérea Brasileira (FAB).

Sorocaba já entregou há quatro meses aos governos federal e estadual plano para construção de um aeroporto internacional. ¿Pensamos nele como alternativa para o crescimento do tráfego aéreo em São Paulo¿, contou o prefeito Vitor Lippi (PSDB). O custo estimado é de R$ 230 milhões.

Em Bragança Paulista, a lei municipal dificulta planos de renovar o aeroporto. Já Itanhaém tem possibilidade de ampliar a pista. Guarujá quer criar um aeroporto civil no lugar da Base Aérea, em Vicente de Carvalho.

Quem está estruturado também está na disputa. É o caso do superintendente da Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária (Infraero) em Viracopos, Edgar Brandão. Ele disse que o aeroporto é capaz de receber hoje 4 milhões de passageiros por ano.

De certeza mesmo é o aumento da movimentação no Aeroporto de São José dos Campos, a partir de agosto. O local tem pista de 3 mil metros de cumprimento - o dobro da de Congonhas -, mas está ocioso em 95% e deve começar a receber vôos fretados das companhias aéreas. ¿Hoje circulam por dia cem pessoas pelo aeroporto. Este número deve ser elevado para 2 mil¿, disse o superintendente da Infraero em São José dos Campos, Fernando Manzoni.

Já transformar o Aeroporto de Ribeirão Preto em alternativa parece inviável hoje . Desde 2000, políticos e promotores travam uma batalha sobre a ampliação da pista, mas existe a questão ambiental e até social.