Título: Quantidade exportada cresce mais do que preço
Autor: Otta, Lu Aiko
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/08/2007, Economia, p. B9
Ao contrário do que ocorreu no ano passado, quando as exportações cresceram apoiadas na alta dos preços internacionais, agora são os volumes embarcados que puxam o dinamismo das vendas ao exterior.
Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), o preço médio das exportações aumentou 9,2% no primeiro semestre deste ano, em comparação com igual período de 2006. As quantidades exportadas aumentaram 10,1%. No ano passado, os preços tiveram alta de 12,5% e as quantidades, 3,2%.
Para o secretário de Comércio Exterior do MDIC, Armando Meziat, esse desempenho dá uma base mais sólida às exportações. ¿Quando os preços caírem, teremos nossas bandeirinhas fincadas em vários outros mercados.¿
No semestre, o destaque em termos de quantidade foram as exportações de milho, cujo volume aumentou 130,2% e os preços, 34,8%. Os principais mercados foram Irã, Portugal, Coréia do Sul e Espanha. O desempenho é conseqüência do aumento da produção do etanol de milho nos Estados Unidos. A demanda naquele país reduziu a oferta em outros mercados, abrindo espaço para o produto brasileiro.