Título: Petróleo fecha em alta em Nova York e em Londres
Autor: Marin, Denise Chrispim
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/08/2007, Economia, p. B6

Os contratos futuros de petróleo fecharam em alta em Nova York (Nymex) e em Londres (ICE). Segundo os operadores, os preços foram sustentados pela alta do mercado americano de ações e pela declaração de um ministro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo de que não há necessidade de aumento na produção.

'Os futuros de petróleo aparentemente ganharam apoio na alta das ações, um fator que tem ganho maior atenção recentemente, depois da forte queda nos preços na semana passada. Embora o mercado de ações provavelmente seja um indicador pouco confiável sobre a demanda futura de petróleo, o mercado parece estar buscando direção nas ações, no dia-a-dia, até que algo melhor apareça', comentou Jim Ritterbusch, da Ritterbusch&Associates.

No começo da tarde, o secretário de Energia dos EUA, Samuel Bodman, disse que os países produtores precisam aumentar a produção. Porém o ministro da Energia do Catar, Abdullah bin Hamad al-Attiyah, afirmou que há petróleo suficiente no mercado.

Na Nymex, os contratos de para setembro fecharam a US$ 76,86 o barril, alta de 0,43%. Na ICE, os contratos fecharam a US$ 75,76 por barril, em alta de 0,54%.