Título: Biocombustível aproxima Brasil e México
Autor: Marin, Denise Chrispim
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/08/2007, Economia, p. B6

Durante visita ao país, no dia 6, Lula também assinará acordo de cooperação entre a Petrobrás e a Pemex.

O Brasil e o México firmarão um memorando de cooperação na área energética que envolverá a aproximação entre a Petrobrás e a Pemex e o desenvolvimento da cadeia de produção de biocombustíveis em território mexicano. O acordo acentuará o caráter pragmático da visita oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Cidade do México, no próximo dia 6.

Igualmente orientada para a ampliação do comércio e dos investimentos bilaterais, a visita será acompanhada por representantes de cerca de 50 companhias brasileiras, que participarão da reunião do Comitê Empresarial Brasil-México.

'A visita ao México estará centrada no que é possível, no que podemos desenvolver agora', resumiu ontem o embaixador Gonçalo Mourão, diretor do Departamento do México, América Central e Caribe do Itamaraty. 'Estamos em um exercício intenso de aproximação com o México', completou.

O acordo na área de energia refletirá o interesse de ambas as companhias petroleiras na exploração em águas profundas no Golfo do México - tecnologia em que a Petrobrás tem grande experiência - e em terceiros países. No segmento dos biocombustíveis, as autoridades mexicanas mostram-se abertas a toda cooperação brasileira para o desenvolvimento dos canaviais de seu país e instalação de usinas de etanol.

No âmbito comercial, a negociação de um acordo de livre comércio entre o Brasil e o México foi descartada da agenda bilateral, neste momento, por causa de 'resistências mexicanas'. Os dois países devem se ater à ampliação do acordo de preferências tarifárias de 2002, que envolve apenas 800 itens.

'No momento, o livre comércio não é tema. Isso não significa que não queremos o livre comércio com o México. Significa apenas que a ampliação daquele acordo é mais importante, urgente e possível no momento', afirmou Mourão.

'O México continua a ser uma presença sempre bem-vinda na integração latino-americana', desconversou o embaixador, ao ser questionado sobre os obstáculos ao ingresso do país no Mercosul.

AMÉRICA CENTRAL

De acordo com o ministro Henrique Sardinha, diretor do Departamento de Promoção Comercial do Itamaraty, cerca de 25 dos empresários reunidos no México deverão seguir o presidente Lula em seu roteiro por Honduras, Nicarágua, Jamaica e Panamá, entre os dias 7 e 10 de agosto. Além da cooperação técnica e em áreas de saúde, o biocombustível será o tema recorrente nesse trajeto.

Na Jamaica, a Coimex deverá inaugurar sua segunda usina de desidratação de álcool, em parceria com empresas locais. A produção é voltada ao mercado americano. No Panamá, o interesse está voltado às licitações para a ampliação do canal - obra que envolve cerca de US$ 5,5 bilhões.