Título: Energia nuclear vai ser ofertada em leilão
Autor: Palacios, Ariel
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/07/2007, Economia, p. B3
Regra vai valer para todos os novos projetos de usinas, exceto Angra 3
O ministro interino de Minas e Energia, Nelson Hubner, afirmou ontem que as novas centrais nucleares projetadas para garantir a oferta de energia até 2030 terão de participar dos leilões promovidos pelo governo. A determinação não vale para Angra 3, que terá sua energia rateada entre as distribuidoras, mas para as quatro usinas nucleares previstas pelo Plano Nacional de Energia 2030, da Empresa de Planejamento Energético (EPE).
¿Precisamos mudar a lei para que a energia nuclear possa entrar nos leilões. As próximas centrais só existirão se puderem disputar em leilão¿, afirmou o ministro, em entrevista após participar de seminário de biocombustíveis na sede da Petrobrás Distribuidora (BR).
De acordo com a regulação do setor de energia, as empresas ganham concessão para construção de novas usinas ao participarem de leilões organizados pelo governo, onde vence quem aceitar receber o preço mais baixo pela energia.
O plano da EPE prevê a construção de quatro novas usinas nucleares. Caso a economia cresça mais do que o previsto, o número de reatores pode subir para oito. Hubner acredita, porém, que a energia nuclear já tem condições de competir nos leilões, pois já tem custo menor do que térmicas a gás ou a óleo.
Em 2006, a nuclear foi a segunda fonte que mais gerou energia no Brasil, atrás apenas da hídrica, batendo, na disputa por preço, fontes como gás natural e carvão. A Eletronuclear encara o fato como sinal de competitividade, uma vez que o Operador Nacional do Sistema (ONS) decide que usinas vão operar com base na comparação entre os custos de cada projeto.
Angra 3, porém, não participará de leilão e o rateio da energia será feito de acordo com o tamanho do mercado de cada distribuidora. A usina deve entrar em operação em 2013.
Em seu discurso, Hubner defendeu a tecnologia nuclear, reforçando o argumento de que os reatores não emitem gases do efeito estufa. Disse painéis solares, defendidos por ambientalistas, também geram resíduos, pois requerem baterias para armazenar a energia captada. ¿Se o País não quiser energia nuclear no futuro, tudo bem. Mas temos de terminar Angra 3 para adquirir tecnologia.¿
Segundo ele, o domínio do ciclo do combustível nuclear pode garantir ao Brasil mais uma fonte de dólares, uma vez que há uma corrida pela construção de novas usinas em todo o planeta. ¿Pode virar um produto de exportação¿, apontou.