Título: Para Roriz, esquema já estava montado
Autor: Costa, Rosa
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/07/2007, Nacional, p. A10

Ex-senador promoveu ontem ato de desagravo em frente à sua casa.

Em ato de desagravo realizado ontem , em frente à sua casa, em Brasília, o ex-senador Joaquim Roriz (PMDB-DF) disse que renunciou ao cargo porque estava sendo vítima de um 'esquema' previamente preparado contra ele. 'Eu não tinha outra alternativa a não ser a que tomei, porque já estava tudo preparado. O esquema estava montado. Mas eu percebi e renunciei para vir às ruas', justificou.

O ato de ontem foi divulgado com antecedência, mas, mesmo assim, não reuniu mais de 200 pessoas - apesar de Roriz ter sido governador do Distrito Federal por quatro vezes. O correligionário Rafael Moraes, que estava exercendo o papel de animador para estimular as pessoas presentes, atribuiu a pouca presença de apoiadores de Roriz no local ao custo das passagens de ônibus. 'O desemprego está tão grande no País que o povo não tem dinheiro nem para vir aqui lhe der um abraço', disse ele ao peemedebista em discurso na manifestação.

O ex-senador pediu a seus simpatizantes que reajam sem violência ou agressão à sua renúncia. 'Eu voltei para o lado do povo, onde sempre estive. Voltei para a planície para ficar junto do meu povo fiel e leal. Meu coração está partido, de um lado, com a traição; mas do outro, o dever de lutar pelo meu povo', disse Roriz, em discurso que lembrou o de José Dirceu no dia que renunciou ao cargo de ministro-chefe da Casa Civil, em junho de 2005, acusado no mensalão. À época, o petista também usou o termo 'planície': 'Eu sei lutar na planície e no planalto, e tenho humildade para voltar para meu partido como militante, para voltar para a Câmara como deputado.' Dirceu teve o mandato cassado em novembro do mesmo ano.

Roriz desistiu do mandato no Senado após ter sido acusado de participar da partilha de R$ 2,2 milhões em recursos do Banco de Brasília (BRB). Ao renunciar, ele evita a cassação, que lhe suspenderia os direitos políticos por cerca de 15 anos (o restante dos 7 anos e meio de mandato que ainda tinha a cumprir e mais oito de inelegibilidade como punição pela eventual quebra de decoro).

A Mesa Diretora do Senado já tinha decidido que o investigaria pela suspeita.

Com 70 anos, Roriz sabia que a cassação encerraria sua carreira política e preferiu preservar-se, abrindo possibilidade de disputar eleição para o governo do Distrito Federal em 2010.

ORAÇÃO

Na manifestação ontem, a mulher de Roriz, Weslian, puxou a oração do Pai Nosso e da Ave Maria, acompanhada pelos que estavam presentes.

O ato de desagravo fora combinado no dia anterior, quando Roriz pediu ao ex-deputado federal e seu aliado Wigberto Tartuce que divulgasse na sua emissora de rádio uma gravação, convidando simpatizantes para a porta de sua casa. 'Tenho recebido diversas manifestações de solidariedade em função da minha renúncia no Senado Federal. Agradeço cada palavra de carinho, cada oração, cada gesto de solidariedade. Peço desculpas por não ter tido condições de atender a todos, mas neste sábado, às 10 horas, estarei recebendo em minha residência os amigos e amigas que quiserem me visitar', divulgou.

Além disso, um bilhete, assinado pelo ex-senador e preso no portão de sua casa, também avisava a quem passasse por ali que ele estaria 'recebendo os amigos e amigas'.