Título: `Qualificados¿ têm mais dificuldade em melhorar renda
Autor: Dantas, Fernando
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/07/2007, Economia, p. B7
A arquiteta Lívia Lobo, de 23 anos, trabalha há seis meses num pequeno escritório de arquitetura, onde recebe cerca de R$ 800,00 por mês. Daniel Fernandes, de 26 anos, é trader em uma empresa de comércio exterior há dois anos - função que, segundo ele, deveria ser remunerada pelo dobro do que ele efetivamente recebe. Com formação superior e moradores de grandes cidades, os dois jovens fazem parte de uma categoria de trabalhadores que teve participação reduzida no grupo que melhorou renda no Brasil entre 2001 e 2005, segundo o economista Ricardo Paes de Barros.
Falta de experiência e escassez de postos de trabalho, acreditam eles, são os motivos que os fazem `aceitar¿ receber salários abaixo do valor de mercado. ¿Aceitei ganhar menos porque sei que ainda estou `crua¿¿, diz Lívia. A arquiteta conta que planeja prestar concurso público para fugir dos baixos salários que, segundo ela, são a regra na iniciativa privada na sua área.
Já Fernandes aceitou a proposta da empresa onde trabalha hoje depois de dois anos em busca de emprego. ¿Há muito mais empregados que empregadores. Acaba sendo inevitável se submeter a isso.¿