Título: Turismo acumula prejuízo de R$ 1 bi com o apagão
Autor: Rehder, Marcelo
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/08/2007, Economia, p. B18

A consultoria MB Associados estima que o setor de turismo nacional deverá acumular uma perda de R$ 1 bilhão no último e no próximo verão, por causa dos efeitos do apagão aéreo.

¿O impacto da crise afetará toda a cadeia hoteleira e de restaurantes, além de reduzir os investimentos¿, diz Sergio Vale, economista da consultoria.

Ele cita dados da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) mostrando que a venda de pacotes no primeiro semestre caiu entre 20% e 25% em relação a igual período de 2006.

¿Considerando que foram vendidos 2,3 milhões de pacotes no verão de 2005/2006 e que a queda neste verão também seja de 20% a 25%, como o próprio setor espera, serão cerca de 1 milhão de pacotes a menos na alta temporada¿.

O turismo de negócios também será afetado e, segundo o economista da MB, o País deverá perder a posição de 7.º maior receptor de eventos internacionais do mundo.

¿Não podemos esquecer o impacto econômico causado pelo tempo perdido nos aeroportos e nos próprios vôos¿, diz Vale. Segundo ele, o custo disso pode ser dado pela provável onda de processos por perdas de contratos e negócios provocadas pelos atrasos.