Título: Denúncia de ligação com lobista deu início ao escândalo
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/08/2007, Nacional, p. A4

O inferno astral do senador Renan Calheiros começou em 25 de maio, quando a revista Veja revelou que ele tinha contas pessoais pagas pelo lobista Cláudio Gontijo, da construtora Mendes Júnior. O amigo custearia a pensão de uma filha de Renan fora do casamento e o aluguel de um apartamento para a mãe da criança, a jornalista Mônica Veloso.

A primeira defesa foi feita por Renan da cadeira de presidente do Senado. Falou sobre o que considerava um caso pessoal, um ¿calvário¿ familiar. Não explicou, porém, a fonte dos pagamentos efetuados a Mônica antes de assumir a paternidade da filha, de janeiro de 2004 a novembro de 2005. Cobrado, Renan encaminhou novas ¿provas¿ ao corregedor Romeu Tuma (DEM-SP).

O PSOL insistiu e conseguiu a abertura de um procedimento por quebra de decoro parlamentar no Conselho de Ética, em 6 de junho. No dia 14, veio à tona a denúncia de que Renan teria apresentado notas frias para justificar ganhos com venda de gado, seguida de uma perícia parcial da PF que aumentou as suspeitas.

A investigação está concentrada em nova perícia da Polícia Federal na papelada apresentados pela defesa do parlamentar - ele alega ter faturado R$ 1,9 milhão com agropecuária nos últimos anos.