Título: Agricultura, indústria e exportação
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/08/2007, Economia, p. B2

A agropecuária entrou com apenas 4,4% na formação do PIB no ano passado, mas deverá aumentar um pouco sua participação neste ano. No entanto, as Contas Nacionais não fornecem indicações sobre a agroindústria que mostrem toda a importância desse setor no conjunto da economia.

O IBGE acaba de publicar informações apenas sobre o volume de produção da agroindústria no primeiro semestre que permitem ter uma visão do dinamismo da atividade. Em relação ao mesmo período de 2006, houve um crescimento de 4,6%, ligeiramente inferior ao da produção industrial total de 4,8%, comparação que não tem muito sentido, pois o conjunto da indústria inclui também setores da agroindústria. Mais significativo nos parece o fato de que os dados do IBGE, para o mesmo período de 2006, haviam acusado crescimento de apenas 1,5%.

Este ano diversos fatores favoreceram a atividade: boas condições climáticas, que contribuíram para um aumento do volume da produção agrícola; inovações na utilização de bens agrícolas, como o metanol; e aumento das exportações e elevação dos preços de vários produtos, em razão de quebras de produção no exterior (laranjas nos EUA) ou de uma maior demanda (pecuária) e de uma melhora da renda dos produtores. A expansão dos setores da agroindústria, associados à pecuária (4,9%), superou a dos vinculados à agricultura (4,2%).

O setor de produtos industriais derivados da agricultura cresceu 2,3%, com destaque para os derivados da soja (10,6%) e do milho (12,9%), dada a redução da área plantada com soja nos EUA e do maior uso, ali, de milho para a produção de etanol. Pode-se estranhar o crescimento de apenas 0,4% dos derivados da cana-de-açúcar, mas que se explica pela redução da produção de açúcar cristal (-5,9%) em favor da produção de álcool (10,4%).

O aumento da demanda de produtos industriais pela agricultura, de 19,2% no total, de 14,2% de adubos e fertilizantes e de 31,5% de máquinas e equipamentos, mostra a importância da atividade agrícola para a indústria.

O setor de produtos industriais derivados da pecuária cresceu 4,5% (6,2% para carne bovina e suína), evidenciando a atenção que se deve ter no que diz respeito às condições sanitárias, especialmente no atendimento da demanda externa.

Paralelamente, o setor de produtos da indústria, que é utilizado pela pecuária, teve crescimento de 6,4%.