Título: Para sondar Cristovam, oferta de novo gabinete
Autor: Costa, Rosa e Lopes, Eugênia
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/07/2007, Nacional, p. A4

Senador do DF recusou espaço que era de Roriz, mas aceitou conversa na casa de Renan.

Na tentativa de evitar a cassação do mandato, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), não mede esforços para conquistar os colegas com pequenos agrados. No último sábado, ele incorporou o papel de ¿corretor¿ de gabinete - telefonou para o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) e ofereceu uma sala bem mais ampla e melhor localizada no Senado.

Eleito em 2002, o pedetista já tentou, pelo menos duas vezes, mudar de gabinete, sem sucesso. Cristovam não quis, no entanto, ocupar o espaço oferecido, que pertencia ao seu adversário político Joaquim Roriz (PMDB-DF), que renunciou ao mandato de senador, há duas semanas, para fugir da abertura de processo por quebra de decoro parlamentar.

REGIME

¿Não tenho medo de macumba, não. Mas não quis ficar com esse gabinete¿, justificou Cristovam. O espaço do pedetista fica na pior ala do Senado, situada a quase um quilômetro do plenário da Casa e geralmente destinada aos senadores de primeiro mandato.

Além disso, é preciso percorrer um verdadeiro labirinto - que inclui uma passagem pela biblioteca do Senado - para chegar ao gabinete.

¿Desde o ano passado tento mudar de gabinete. Não foi dessa vez que consegui¿, lamentou o senador. ¿Não faz mal. Assim aproveito e faço um regime, porque tenho de andar muito para chegar ao plenário¿, brincou. O gabinete acabou sendo ocupado pelo senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR).

A ligação telefônica de Renan para Cristovam não foi em vão. Ele aproveitou o telefonema e acertou uma ida até a residência oficial do presidente do Senado para uma conversa.

`MENOS FIRME¿

¿Ele não deu sinais de que vai deixar o cargo. Mas eu o senti menos firme do que antes¿, contou Cristovam, ao relatar a conversa com o presidente do Senado. ¿Para mim, ele admitiu que talvez tenha sido um erro não ter se afastado.¿

O PDT é um dos partidos que defendem o afastamento do parlamentar alagoano durante as investigações abertas pelo Conselho de Ética.