Título: Presidente afirma que ficou triste com vaias
Autor: Monteiro, Tânia e Nossa, Leonencio
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/07/2007, Nacional, p. A5

Lula se compara a alguém que vai à festa de um amigo e é mal recebido.

Deixou seqüela no Planalto a sucessão de vaias que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu sexta-feira, no Maracanã, na abertura dos Jogos Pan-Americanos. Abatido, ele disse que ¿o Rio continua lindo¿, mas admitiu a frustração. ¿A única coisa com que eu, particularmente, fico triste é que fui preparado para uma festa¿, afirmou Lula, em seu programa de rádio Café com o Presidente, gravado domingo e divulgado ontem.

¿É como se eu fosse convidado para o aniversário de um amigo, chegasse lá e encontrasse um grupo de pessoas que não queria a minha presença¿, comparou. ¿Sei que muita gente fica incomodada. Para mim, a vaia e o aplauso são dois momentos de reação do ser humano.¿

Lula não explicou, porém, que fez questão de ser o anfitrião da festa. Nos últimos meses, gastou boa parte da agenda para cuidar da preparação dos jogos. O governo investiu R$ 1,853 bilhão no evento.

Fotógrafos e cinegrafistas que entraram à tarde no gabinete do terceiro andar do Planalto viram um presidente desanimado. Não se entusiasmou nem mesmo com os comentários de que o público era de classe média ou tenha se deixado levar por suposta claque de César Maia (DEM) - assessores espalharam a versão de que o prefeito do Rio distribuiu 30 mil convites entre simpatizantes. No rádio, Lula deu publicidade à versão da vaia armada. ¿Várias pessoas vieram dizer que tinha sido organizado, que gente tinha recebido o convite. A mim, não me interessa o que aconteceu¿, disse.

Lula voltará ao Rio na sexta-feira, para uma solenidade na Academia Brasileira de Letras. Não há previsão de participar de nenhum outro evento do Pan.

FRASES

Luiz Inácio Lula da Silva Presidente

¿A única coisa com que eu fico triste é que fui preparado para uma festa¿

¿A vaia e o aplauso são dois momentos de reação do ser humano"