Título: Oposição age para neutralizar Renan
Autor: Costa, Rosa e Scinocca, Ana Paula
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/07/2007, Nacional, p. A10

Esquema de plantão na terça-feira tentará garantir reunião da Mesa destinada a enviar pedido de perícia à PF

Para evitar ser surpreendida por mais uma manobra do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), a oposição montou esquema de plantão para terça-feira, quando está marcada a reunião da Mesa do Senado que deve enviar à Polícia Federal o pedido de perícia nos documentos que ele apresentou ao Conselho de Ética. O pedido foi entregue pelo conselho na quinta-feira, mas, valendo-se do cargo, Renan decidiu adiar por seis dias o envio à PF.

Se na terça-feira, véspera do início do recesso, não houver quórum para a reunião da Mesa, a entrega do pedido pode ficar para agosto, quando o Senado volta ao trabalho. O esquema de plantão dos oposicionistas visa a evitar a demora, que beneficia Renan. Os dirigentes do DEM e do PSDB garantem que seus senadores não faltarão à reunião. ¿Se não houver quórum, a situação no Senado ficará insustentável¿, avaliou o tucano Sérgio Guerra (PE).

O principal motivo da expectativa é que a decisão não mais compete a Renan e sim ao primeiro-vice-presidente do Senado, Tião Viana (PT-AC), ou - na falta dele - a quem comandar a reunião. ¿Como o pedido já foi despachado e a data marcada, não depende mais de Renan. A Mesa não tem mais desculpas para não agir¿, disse Demóstenes Torres (DEM-GO). ¿Estou confiante que tudo será resolvido, os membros da Mesa são favoráveis ao prosseguimento da perícia¿, assegurou Renato Casagrande (PSB-ES), um dos relatores do processo no conselho, em que Renan é acusado de ter despesas pessoais pagas pelo lobista Cláudio Gontijo, da empreiteira Mendes Júnior.

Suplente da Mesa, Papaléo Paes (PSDB-AP) disse que ele, Viana, Gerson Camata (PMDB-ES) e César Borges (DEM-BA) se comprometeram a comparecer à reunião. ¿É uma situação que interessa a todos nós e não apenas a Renan¿, resumiu.

NÃO INTERFERÊNCIA

O líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR), garantiu que o Planalto não vai interferir em ¿problemas internos do Senado¿. Também explicou que só com seus integrantes na Mesa a oposição já assegura o mínimo de 4 votos necessários para formalizar o envio da perícia à PF. ¿O governo está acompanhando tudo com preocupação, solidário a Renan e torcendo para que tudo seja resolvido dentro da trilha da normalidade.¿

A oposição ameaça obstruir votações enquanto Renan não se afastar da presidência. Segundo Guerra, a intenção é rebater o peemedebista, que tenta ignorar a crise e diz que está tudo sob controle. ¿Nada está em ordem, não é verdadeiro ignorar o quadro que estamos sendo obrigados a compartilhar.¿