Título: No conselho, relatores racham
Autor: Scinocca, Ana Paula e Costa, Rosa
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/07/2007, Nacional, p. A11

Almeida Lima insinua que não votará pela condenação de Renan; Marisa e Casagrande defendem investigação

O trio de relatores que conduz a investigação sobre Renan Calheiros (PMDB-AL) no Conselho de Ética do Senado não se entende. Voto vencido na decisão de pedir à Polícia Federal o aprofundamento da perícia nos documentos de defesa do presidente do Senado, o senador Almeida Lima (PMDB-SE) insinuou que não votará pela condenação de Renan.

Já os dois outros relatores, senadores Renato Casagrande (PSB-ES) e Marisa Serrano (PSDB-MS), afirmaram que a decisão final dependerá do resultado da perícia e de outras apurações que podem desmentir os argumentos de Renan. Mesmo se opondo, Almeida Lima terminou assinando o pedido à PF. Exigiu, no entanto, que constasse no documento encaminhado à Polícia Federal que ele não concorda com a realização da perícia sem a autorização do Supremo Tribunal Federal (STF).

O senador peemedebista afirmou que ainda é cedo para dizer como vai proceder. ¿A ser inconsistente e leviano, prefiro a cautela de quem sabe esperar¿, alegou.

No caso de ele apresentar um relatório diferente, o procedimento será o mesmo das comissões permanentes do Senado. Ou seja, ambos os pareceres serão votados no Conselho de Ética, cabendo ao colegiado optar por qual deles será levado à votação no plenário do Senado.

¿Quem vai decidir é o voto dos integrantes do conselho¿, disse o senador Demóstenes Torres (DEM-GO).

Almeida Lima e o senador Wellington Salgado (PMDB-MG) são os únicos aliados de Renan no colegiado.

No início da investigação, em junho, Renan tinha a maioria dos votos. Desde então, ele perdeu o apoio dos petistas e do senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO), presidente do Conselho de Ética, que mudou de rumo após ter sido escolhido para presidir o colegiado.

Daí a preocupação do presidente do Senado em obstruir os trabalhos.

Ele está convencido de que uma derrota no conselho dificilmente será contestada no plenário. Sobretudo depois de ter irritado até mesmo os colegas mais próximos com as manobras para brecar a investigação. O conselho investiga se o senador teve contas pessoais pagas por um lobista da Empreiteira Mendes Júnior.

FRASES

Almeida Lima Senador (PMDB-SE)

¿A ser inconsistente e leviano, prefiro a cautela de quem sabe esperar¿

Demóstenes Torres Senador (DEM-GO)

¿Quem vai decidir é o voto dos integrantes do conselho¿