Título: DF tem maior número de funcionários por habitante
Autor: Brandt, Ricardo e Amorim, Silvia
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/07/2007, Nacional, p. A4

Na administração direta, o Distrito Federal é a Unidade da Federação que concentra o maior número de servidores da ativa por habitantes, segundo levantamento feito pelo Estado. Na capital federal há um funcionário público para cada grupo de 23 pessoas. Há 100 mil trabalhadores públicos na gestão José Roberto Arruda (DEM) - a população é de 2,3 milhões de pessoas, segundo o IBGE.

O segundo Estado com maior concentração de servidores por habitantes é o Tocantins, com um funcionário para 29 pessoas. Fundado em 1988, é também o que concentra o maior número de comissionados.

O secretário de Planejamento e Gestão do Distrito Federal, Ricardo Pinheiro Penna, explica que há ao menos três fatores que justificam o alto número de trabalhadores. Um deles é que, por ser a capital federal, o Distrito Federal tem atividades adicionais que não são comuns em outras Unidades da Federação. ¿Por essa condição, existem funções que temos que cumprir em áreas como segurança, que não são regulares em outros Estados¿, disse.

Outro motivo é que, por ter sido criado em condições peculiares, apresenta índices de qualidade de vida e de serviço público superiores aos de outros governos e, por isso, precisa manter estrutura mais completa. ¿Temos mais recursos per capita arrecadados do que Estados como Rio e São Paulo. É um Estado muito rico, com IDH melhor que os demais¿, explicou. O terceiro fator é o fato de Brasília ter fundo constitucional adicional por ser a capital federal. ¿Recebemos verbas extras da União, um bônus, para áreas como segurança, saúde e educação.¿

Apesar de as condições históricas explicarem a maior concentração de servidores, o secretário diz que, como ocorre em outros lugares, Brasília segue a tendência de redução do tamanho do quadro. Quando assumiu, Arruda ocupou 60% dos 18 mil cargos comissionados.

Entre os Estados com menor número de servidores por habitantes estão Ceará (um para cada 120 moradores) e Pernambuco e Maranhão (ambos com um servidor para cada grupo de 103 habitantes).