Título: Aerolula só voa com reversos funcionando, diz brigadeiro
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Fonte: O Estado de São Paulo, 09/08/2007, Metrópole, p. C4

O avião oficial da Presidência da República, conhecido como Aerolula, um Airbus A319, não decola com reverso - sistema de freio localizado nas turbinas - travado, para garantir a segurança absoluta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, informou ontem à CPI do Apagão Aéreo da Câmara o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito. O procedimento não vale, porém, para os Airbus da TAM em operação no País. O A320 da companhia que se chocou com o prédio da TAM Express em 17 de julho em São Paulo, matando 199 pessoas, voou com o reverso direito travado porque o equipamento estava com defeito.

¿O Airbus do presidente, por norma de segurança, não permite vôo sem reverso, porque transporta o mais alto mandatário do País¿, disse Saito aos deputados, ao responder a uma pergunta do presidente interino da CPI, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). A manutenção do Aerolula é feita pela TAM, no centro de manutenção de São Carlos (SP).

Depois do acidente, a direção da TAM informou que o manual da Airbus permite vôos com reverso travado durante até dez dias e, por isso, a empresa não teria descumprido normas de segurança. No entanto, a companhia mudou o procedimento e determinou que aviões com defeito no reverso não decolem sem que antes haja uma consulta à fabricante Airbus sobre voar ou não nessa situação.

Os deputados reagiram à diferença das normas de segurança para o avião do presidente e os demais aviões. ¿É grave constatar que se sabe da gravidade do reverso pinado (travado), mas que a regra não vale para todas as aeronaves. É uma vergonha nacional¿, protestou Luciana Genro (PSOL-RS). Para Cunha, é natural que a segurança do presidente seja reforçada, mas não nesse caso. ¿Se o presidente não pode voar com reverso pinado, a norma deveria valer como procedimento para todos os aviões.¿

O tucano Gustavo Fruet (PR) cobrou que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) ¿determine e fiscalize¿ para que a mesma regra do Aerolula passe a valer para ¿todos os aviões de carreira¿.