Título: Divergências na comissão atingiram o auge na reunião de ontem
Autor: Formenti, Lígia
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/08/2007, Vida&, p. A18

As divergências que já existiam entre dois grupos da CTNBio atingiram seu auge ontem. Em protesto contra a forma como foram apreciadas as propostas para normas de coexistência e monitoramento de milho transgênico e de cultura tradicional, seis integrantes da CTNBio deixaram a sala de reunião antes das votações da tarde.

¿Não há espaço para discussão dentro da comissão¿, afirmou o pesquisador Paulo Branke. De manhã, ele havia proposto um texto alternativo para regras de monitoramento de culturas de milho transgênico. ¿Em vez de incorporarem sugestões, a votação foi de um texto contra o outro¿, disse a integrante do Greenpeace, Gabriela Vuolo.

Carmem Luiza Cabral Marinho, especialista em Saúde do Trabalhador, foi uma das integrantes da CTNBio que deixaram a reunião. ¿Um grupo defende o desenvolvimento a qualquer custo, outro quer que ele ocorra, mas desde que resguardada a segurança¿, afirmou.

O presidente da CTNBio, Walter Colli, afirmou não ter nenhuma avaliação do protesto. ¿Um grupo estava descontente, deixou a sala. A reunião continuou e votações foram realizadas. Respeitamos todos os procedimentos.¿

À tarde, seis integrantes deixaram as salas antes de iniciada a votação de uma instrução normativa com regras de coexistência.