Título: Lucro da CSN cresce 128,7% no semestre
Autor: Ciarelli, Mônica
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/08/2007, Nogócios, p. B18

Com vendas e preços em alta, siderúrgica acumulou de janeiro a junho um ganho de R$ 1,7 bilhão, com receita de R$ 5,4 bilhões

A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) registrou no segundo trimestre do ano um lucro líquido consolidado de R$ 952 milhões, um crescimento de 132,8% na comparação com o mesmo período de 2006. No acumulado do semestre, o lucro chega a R$ 1,7 bilhão, um crescimento de 128,7%. A receita líquida do trimestre cresceu 55,1%, chegando a R$ 2,9 bilhões. Já a receita acumulada no semestre ficou em R$ 5,4 bilhões, um crescimento de 43%.

Um dos principais motivos apontados para o bom resultado foram as vendas no mercado interno no segundo trimestre, que tiveram aumento de 33% em relação ao mesmo trimestre de 2006. ¿O volume de vendas realizado pela CSN no mercado interno, de 911 mil toneladas, foi o maior já verificado pela companhia num segundo trimestre¿, informou a empresa em comunicado. No total, as vendas da empresa no trimestre somaram 1,42 milhão de toneladas, 52,5% mais que no segundo trimestre do ano passado e 19% mais que no primeiro trimestre do ano.

A empresa ainda trabalha com um cenário positivo para o mercado interno. ¿Estamos bastante otimistas. O mercado brasileiro de aços planos cresceu 15% no primeiro semestre¿, afirmou o diretor-comercial da siderúrgica, Luiz Fernando Martinez. O executivo lembrou ainda que a CSN conseguiu recuperar participação no mercado brasileiro no período.

O diretor-financeiro da companhia, Otávio Lascano, disse que os preços devem permanecer estáveis ao longo do segundo semestre. Mas o resultado do terceiro trimestre ainda vai captar o aumento de preços do segundo trimestre. Em teleconferência, Lascano também reafirmou o interesse da CSN em comprar ativos de pequeno e médio porte no exterior para processar sua produção adicional de placas. Segundo ele, a empresa já analisa ¿seriamente¿ algumas oportunidades, mas ainda não definiu se a aquisição será nos EUA ou na Europa.

Lascano negou que a CSN esteja fracassando em sua estratégia de internacionalização anunciada desde 2002. E afirmou que a empresa ainda não comprou ativos no exterior por uma questão de disciplina financeira. ¿Não vamos pagar um preço acima do que entendemos ser justo¿, disse, ao lembrar que questões ambientais e ligadas a sindicatos locais também limitaram aquisições. ¿Não compramos para não comprometer os resultados acima da indústria que estamos reportando.¿

O diretor-financeiro afirmou que a CSN continua de ¿olhos abertos e analisando qualquer oportunidade em siderurgia, mineração e logística¿. Ele admitiu que a indústria siderúrgica caminha atualmente para ampliar sua participação na mineração. O objetivo seria diminuir a exposição do setor ao concentrado mercado minerador. Hoje, o minério de ferro representa cerca de 10% a 15% dos custos de produção de uma siderúrgica, e seu preço subiu fortemente nos últimos anos.