Título: Brasil amplia envio de assistência
Autor: Lameirinhas, Roberto
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/08/2007, Internacional, p. A14
O governo brasileiro enviará amanhã medicamentos, vacinas e purificadores de água para as vítimas terremoto no Peru. A carga faz parte da ajuda humanitária prometida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva a seu colega peruano, Alan García, na semana passada. Previsto inicialmente para hoje, o envio deste quarto avião da FAB a Lima foi adiado por problemas logíticos, informou a chancelaria. Outros aviões já levaram 46 toneladas de alimentos não-perecíveis ao Peru.
Segundo o Ministério da Saúde, a carga conterá 40 kits com 27 tipos de medicamentos necessários em situações de calamidade - antinflamatórios, antibióticos, anti-hipertensivos, diuréticos, analgésicos, sais de reidratação oral e outros - e 100 mil doses de vacinas contra a difteria. Seguirão nesse mesmo carregamento 795 frascos de um composto usado na purificação da água, que permitirão o auxílio a 7,2 mil famílias no período de um mês, além de alimentos, barracas de campanha e banheiros químicos.Também seguirão para as regiões afetadas a epidemióloga Vera Gattas e Eliane Lima e Silva, especialista em vigilância ambiental.
A Prefeitura de São Paulo cedeu um galpão com capacidade para armazenar 100 toneladas de produtos para receber doações dos paulistanos para as vítimas do terremoto no Peru. O galpão fica na Rua Sobral Júnior, 264, onde funcionava o Sacolão de Vila Maria, na Zona Norte. As doações começaram a ser recebidas ontem.
Os sindicatos filiados à Força Sindical já arrecadaram uma tonelada de alimentos. A Força Sindical prevê arrecadar até hoje cerca de 3 toneladas, que serão enviadas na quinta-feira para as cidades atingidas pela tragédia.